Confira abaixo reprodução do comunicado de imprensa oficial das Nações Unidas, sobre a Cúpula que será realizada em 2021 com o intuito de discutir o futuro dos Sistemas Alimentares:

Quarta-feira, 17 de março, ROMA – As Nações Unidas e o Governo de Itália anunciaram hoje que a reunião pré-cimeira para a Cimeira da ONU sobre Sistemas Alimentares de 2021 decorrerá em Roma, Itália, de 19 a 21 de julho de 2021.

Sob a liderança do Secretário-geral da ONU, António Guterres, e do Primeiro-ministro de Itália, Mario Draghi, o evento Pré-cimeira reunirá os esforços e contribuições de um processo de envolvimento global para moldar a ambição de transformar os sistemas alimentares. O evento de três dias reunirá jovens, pequenos agricultores, povos indígenas, investigadores, setor privado, decisores de políticas e ministros da agricultura, ambiente, saúde e finanças, entre outros, para oferecer a mais recente abordagem científica baseada em evidências de todo o mundo, lançar um conjunto de novos compromissos por meio de coligações de ação e mobilizar novos financiamentos e parcerias. A Cimeira sobre Sistemas Alimentares acontecerá em setembro, em simultâneo com a Assembleia Geral da ONU, em Nova Iorque.

“A Pré-cimeira em Itália será um momento-chave para mobilizar os compromissos ousados de que precisamos para construir sistemas alimentares sustentáveis que trabalhem para as pessoas, o planeta e a prosperidade. Por meio de ações aceleradas, podemos ajudar o mundo a recuperar melhor da COVID-19, a combater o aumento da fome e a enfrentar a crise climática”, disse o Secretário-geral da ONU, António Guterres.

Como anfitrião da Pré-cimeira, o governo italiano assumirá um compromisso de sistema alimentar nacional para definir o tom e uma grande ambição antes da Cimeira.

“A Itália está pronta para dar as boas-vindas a este compromisso importante da Cimeira sobre Sistemas Alimentares em Roma. Queremos abordar a questão da segurança alimentar dentro da nossa agenda alargada durante a presidência do G20. Juntamente com a ONU e as suas agências com base em Roma, a Itália envolver-se-á com os seus parceiros para promover uma agricultura melhor, cadeias de valor sustentáveis e estilos de vida saudáveis. Espero que todos se juntem a nós num esforço global para proteger o ambiente com ações significativas”, disse o primeiro-ministro italiano, Mario Draghi.

O evento Pré-cimeira deverá acontecer em formato virtual “híbrido” ao longo de três dias, durante os quais muitas pessoas participarão pessoalmente na Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) em Roma, enquanto outras de todo o mundo estarão envolvidas numa vasta plataforma virtual. Espera-se que os líderes mundiais intensifiquem e lancem novas ações, soluções, parcerias e estratégias ousadas para “recuperar melhor” da Covid-19 e gerar progresso em todos os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), cada um dos quais depende em algum grau de sistemas alimentares nutrientes, sustentáveis e equitativos.

A Pré-cimeira decorrerá em Roma, enquanto a Itália preside ao processo do G20 e é coanfitriã da Conferência das Partes sobre Alterações Climáticas da ONU (COP26), em novembro. Espera-se que o papel dos sistemas alimentares no alcançar das metas globais e climáticas sirva como uma prioridade central desses outros eventos e continue a levar adiante o ímpeto da Cimeira sobre Sistemas Alimentares.

-Fim-

Consultas de imprensa:

Katie Taft – katie.taft@un.org

Sobre a Cimeira da ONU sobre Sistemas Alimentares de 2021

Cimeira da ONU sobre Sistemas Alimentares foi anunciada pelo Secretário-geral da ONU, António Guterres, no Dia Mundial da Alimentação, em outubro de 2019, no âmbito da Década de Ação para concretização da Agenda 2030. O objetivo da Cimeira é gerar progresso em todos os 17 ODS por meio de uma abordagem dos sistemas alimentares, alavancando a interligação dos sistemas alimentares com os desafios globais, como a fome, as alterações climáticas, a pobreza e a desigualdade. Mais informações sobre a Cimeira da ONU sobre Sistemas Alimentares de 2021 e a lista de membros do Comité Consultivo e do Grupo Científico podem ser encontradas online em: www.un.org/en/food-systems-summit