Fundadores

fundadores

José Graziano da Silva

José Graziano da Silva é agrônomo de formação e doutor em economia, professor titular aposentado do Instituto de Economia da Unicamp. Ocupou o cargo de diretor-geral da Organização das Nações Unidas para alimentação e Agricultura (FAO) de 2012 a 2019. Com mais de 30 anos de conhecimento relacionado à segurança alimentar e nutricional e ao desenvolvimento rural, coordenou a formulação e implementação do Programa Fome Zero no Brasil enquanto Ministro Extraordinário de
Segurança Alimentar e Combate à Fome.

fundadores

Walter Belik

Walter Belik é Professor Titular Aposentado de Economia Agrícola do Instituto de Economia da Unicamp. O Prof. Belik foi Visiting Fellow no Institute of Latin American Studies, University College, Londres, em 1993; no Departamento de Agricultura & Economia dos Recursos Naturais da University of California, Berkeley, em 2003 e Guest Lecturer na University of Kassel, Alemanha, desde 2014. Atuou como Coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alimentação (NEPA) da Unicamp por cinco anos.

Durante o período 2003 a 2007 foi membro do CONSEA – Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional. Em 2007 passou a coordenar a Iniciativa América Latina e Caribe sem Fome, projeto sediado no Escritório Regional da FAO (Organização para a Agricultura e Alimentação das Nações Unidas) onde permaneceu até 2008. O Prof. Belik também participa como especialista no High Level Panel of Experts do Comitê das Nações Unidas para a Segurança Alimentar Mundial. Em 2014, participou da criação e coordenou (até 2017) o Instituto Confúcio da Unicamp. Atualmente é membro do Conselho Acadêmico do Centro de Estudos sobre China da Unicamp em parceria com o CASS – Chinese Academy of Social Sciences.

No campo acadêmico o Prof. Belik publicou mais de 200 artigos científicos em periódicos nacionais e internacionais além de livros, capítulos de livros e textos de divulgação. Desde 2013 o Prof. Belik é membro do High Level Panel of Experts do Comitê das Nações Unidas para a Segurança Alimentar Mundial. Atua como voluntario e é conselheiro do Banco de Alimentos da Associação Prato Cheio e da “Save Food Brasil”.

fundadores

Ana Claudia Santos

Graduada em Geografia pela PUC-SP, mestre em Ordenamento territorial e ambiental pela UFF, e especialista em análise e avaliação ambiental pela PUC-Rio.

Atuou no Projeto de Segurança Alimentar e Nutricional no Instituto Cidadania, e na Política de Segurança Alimentar e Nutricional do Governo Federal desde 2003, à frente da conformação e reinstalação do CONSEA, e na organização da 2ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional.

Atuou como consultora da FAO em projetos como o de cooperação técnica para apoio à implementação do Programa Fome Zero como consultora técnica principal. Também como consultora na formulação do Plano Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional 2012-2015 em apoio técnico junto à Secretaria de SAN no MDS. Atuou posteriormente como pesquisadora do Ibase na pesquisa sobre a “Agricultura Familiar, alimentação escolar e a relação do direito humano à alimentação adequada”.

Atualmente está como ouvinte na disciplina de doutorado Teorias de Desenvolvimento, do Programa de Doutorado do CPDA-UFRRJ.

fundadores

Flavio Borges Botelho Filho

Engenheiro Agrônomo pela Universidade de São Paulo (1973), mestre em Economia pela Universidade Federal da Bahia (1979) e doutorado em Ciência Econômica pela Universidade Estadual de Campinas (2001). Professor aposentado da Universidade de Brasília.

Atuou no magistério e em pesquisa na área de economia e políticas públicas.

fundadores

Fátima Cassanti

Graduada em Engenharia de Alimentos pela Universidade Federal de Viçosa-UFV, especialização em Controladoria e Finanças Públicas pela AVM educacional.

Atuou por 4 anos como Coordenadora Geral de Promoção de Programas de Alimentação e Nutrição no planejamento, desenvolvimento e implantação de políticas públicas de acesso à alimentação saudável direcionada às populações vulneráveis por meio da implantação de unidades de Restaurantes Populares, Bancos de Alimentos e Cozinhas Comunitárias, no âmbito do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), em todo o país. Coordenou a implantação de políticas públicas de fomento à Agricultura Familiar no Distrito Federal por meio do Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura (PAA) e do Programa de Aquisição da Produção da Agricultura (PAPA/DF) junto à Secretaria de Agricultura e Emater/DF. 

Contribuiu com a Rede de formação de gestores públicos em Segurança Alimentar e Nutricional (RedeSAN) ligado à Fundação de Apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FAURGS) enquanto, professora e tutora, ministrando os temas de Gestão Ambiental e Gestão de Equipamentos Públicos de Alimentação e Nutrição. Trabalha há anos na iniciativa privada com foco em gestão ampla e atualmente opera como consultora em gerenciamento de processos de negócio (BPM). 

fundadores

Clara Levin Ant

Graduada em Arquitetura e Urbanismo na USP em 1975.  Curso de Planejamento Estratégico para Governo na Unicamp coordenado por Walter Barelli. 

Professora assistente de Planejamento Urbano na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da PUC de Campinas entre 1977 a 1993. 

Diretora do Sindicato dos Arquitetos de SP e da Federação Nacional dos Arquitetos. Fundadora da CUT estadual de SP e da CUT Nacional integrando sua direção de 1983 a 1988. Deputada estadual, de 1987 a 1991, líder do PT na Constituinte de SP.

Assessora do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva: no PT e no Instituto Cidadania, antes do mandato; na presidência da República de 2003 a 2010 e depois do mandato na diretoria do Instituto Lula, de 2011 a 2016.

Atualmente é conselheira do Instituto Lula.

fundadores

Emiliano Milanez Graziano da Silva

Graduado em engenharia Agronômica pela ESALQ/USP em 1999, MBA de Marketing na FGV Ohio University, MBA em Gestão de Projetos na FIA/USP, mestrando em Sustentabilidade pela FGV.

Atuou nos três setores, como gestor de programas de Segurança Alimentar e mobilização social nas prefeituras de São Paulo e ABC Paulista. Foi responsável pelo departamento de sustentabilidade de empresa multinacional e consultor para organizações do Terceiro Setor de Comércio Justo, Agroecologia, Permacultura, Agricultura Familiar, Desenvolvimento Sustentável, Segurança Alimentar, Mobilização de Recursos e Sustentabilidade em âmbito nacional e internacionalmente.

Atualmente atua como consultor de Sustentabilidade como Estratégia de Negócios.